quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Como adaptar uma fonte de televisão

TV 2987/2998/3488 (F) MS LEM-3

A figura acima mostra o bloco correspondente a fonte de uma TV 2987/2998/3488 (F) MS; LEM-3 SEMP TOSHIBA, cuja finalidade irei explicar a seguir.

Qual de nós técnicos que nunca pegou uma televisão com a fonte queimada e não conseguiu encontrar a peça? Ou precisou fazer o orçamento adiantado, como determina a lei, mas teme em depois de ter dado o orçamento, contando apenas com a fonte, em ser surpreendido com outros defeitos secundários, ex. Varicap, Saída Vertical, Saída de de Som, Microcontrolador, EPROM, RGB, Cinescópio, falta de pulso FBT etc.

Para evitar este tipo de problema eu utilizava da seguinte técnica. Pegava uma outra televisão que estivesse com a fonte funcionando e ligava as saídas da fonte na correspondente saída da fonte da televisão defeituosa (+B 114V a 130V; 16 a 20V, 9V e 32V) para alimentar o TSH, SOM, as vezes a saída vertical, quando esta dependia da fonte como a Sanyo, e Varicap. Assim eu saberia se havia mais algum defeito além da fonte.

O esquema acima mostra com detalhe os pontos em que você pode extrair a alimentação para injetar no aparelho que está com defeito. Lembrando que apenas esta parte da fonte que está sendo utilizada precisa está funcionando, não necessariamente você precisa de uma televisão funcionando, pois a fonte de qualquer aparelho pode ser isolada do restante do aparelho e mesmo assim continuar funcionando, você só precisa identificar os pontos a serem cortados e isolados.

Vejamos:

T862
TPW3495AT

PINO

11 - +B 125V (D883, C884 e L885) para o transformador de saída horizontal TSH.

14 - GND

15 - GND

17 - (D885, L867, R885 e C889 2200X35V) 18,5V alimentação geral, incluindo os 9V e 5V do microcontrolador e EPROM.

A entrada desta fonte pode ser ignorada porque ela é realimentada por meio do foto acoplador Q862, para manter o seu equilíbrio.

Utilizando-se desta técnica, caso você não encontre a peça da fonte da tv em análise você pode cortar a placa da fonte apresentada no esquema ou de qualquer outra que seja mais prática e fixar num ladinho da tv e soldar os fios no ponto certo, assim estará resolvido o problema.

Lembrando que os mesmos pontos demonstrados acima podem ser injetados a alimentação de outra placa quando esta seja a que estiver com defeito. O inverso também é verdadeiro.

Espero que com estas dicas eu possa ajudar algum de vocês a resolver algum problema semelhante ao apresentado.

Desde já eu agradeço a visita de vocês.

Um forte abraço e fiquem a vontade, pois as postagens que se encontram aqui são para serem exibidas mesmos.







0 comentários:

Postar um comentário